terça-feira, 15 de abril de 2008

CouchSurfing / Surfando nos Sofás!

Olá Pessoal,
Quem me conheçe sabe o quando eu gosto de viajar, aliás, se eu pudesse tornaria isto minha atividade principal, viajar, viajar e viajar, conhecer culturas, pessoas, lugares etc... mas, tenho que colocar os pés no chão e preciso mesmo trabalhar, sendo assim sempre que puder viajarei, tenho muito pra conhecer, ainda não conheço nada no mundo, quero viajar muito mais. Sou alberguista, só me hospedei em um Hostel (Albergue) até hoje, quando estive em Nova Iorque, dois anos atrás, fiquei no Hosteling International (Albergue da Juventude de NY), e adorei a idéia de está cercado por um monte de gente do mundo inteiro, no meu quarto por exemplo havia além de mim mais 11 caras, tinha japoneses, ingleses, neo-zeolandeses e acho que um outro brasileiro além de mim, fiquei por pouco tempo neste albergue, antes dele fiquei em outros que não fazem parte da rede, a experiência foi ótima e quero repetí-la quando viajar para a Europa e América do Sul, ou quando voltar à América do Norte. Durante os 35 dias que estive nos Estados Unidos, fui um couchsurfing (mesmo sem conhecer o CouchSurfing), fiquei uma semana na casa do Marcos e Obed em San Francisco e uma semana na casa da Roseli e Djane em Chicago. Há alguns meses meu amigo Fernando Martins, me falou sobre o CouchSurfing e não precisou de muita coisa pra que eu me apaixonasse e aderisse de imediato a esta rede mundial de amizade e compartilhamento de cultura, o CouchSurfing é uma organização sem fins lucrativos que visa integrar pessoas que estão dispostas a receber e se hospedar em casa de outas pessoas membras do CS, ao redor do mundo, na filosofia do CS não se leva em conta só a economia com hospedagem, mas a possibilidade de uma maior interação entre os povos e o aprendizado cultural mútuo que é proporcionado por este tipo de relação. Sou membro desde outubro ou novembro do ano passado e até agora recebi um pedido de hospedagem, infelizmente não pude atendê-lo. Mas o Fernando já recebeu um casal de belgas, eles chegaram em Brasília no dia 24/12 dia do meu aniversário e almoçaram conosco no Naturetto. Ah, e o CS não se resume só a hospedagem, você pode também dar dicas aos visitantes, ou levá-los a conhecer lugares interessantes na sua cidade, ou apenas bater um papo num café, a idéia é não deixar o estrangeiro desamparado, mesmo que você não possa recebê-lo em sua casa, pode oferecer carona ou falar sobre os melhores points da cidade. Uma filosofia interessante e tanto para um MUNDO MELHOR com menos individualismo. Conheçam o CouchSurfing.
Abraços,
Itamar Matos (Ita)

Nenhum comentário: