domingo, 20 de abril de 2008

Solidão - Porquê?

O que é Solidão?
Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo...
ISTO É CARÊNCIA!
Solidão não é sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar...
ISTO É SAUDADE!
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar o pensamentos...
ISTO É EQUILÍBRIO!
Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida...
ISTO É UM PRINCÍPIO DA NATUREZA!
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...
ISTO É CIRCUNSTÂNCIA!
Solidão é muito mais do que isto. SOLIDÃO É QUANDO NOS PERDEMOS DE NÓS MESMOS E PROCURAMOS EM VÃO PELA NOSSA ALMA!
Atribuem a autoria deste texto a Chico Buarque, eu não sei se é dele ou não, porém o que importa é que eu acho isto a mais pura verdade. Por vezes me pergunto porque algumas pessoas têm tanto pavor de ficarem sozinhas? Porque algumas pessoas estão o tempo inteiro procurando alguém como parceiro? Porque para estas pessoas é tão ruim ficar solteiro? Porque a sociedade nos impõe esta condição? Porque socialmente quem está sozinho é visto como coitado? Porque as pessoas acham todo o tempo que você precisa ter alguém com você? Será que as pessoas confundem a necessidade sexual com a necessidade emocional de se ter alguém como parceiro?
E se a pessoa que está solteira, sozinha, acha isto ótimo? Lembrem-se a tempo adequado pra tudo na vida de cada um de nós e o seu tempo não é o meu e vice-versa. Acho que toda esta agonia, esta ânsia, é provocada pela necessidade de se mostrar dentro do padrão, de se mostrar normal, aliás está sozinho (socialmente) não é normal, pensa-se logo que há algo de errado com aquela pessoa. Ou quem sabe o mau social é carência afetiva que assola o mundo individualista no qual vivemos. Taí, algo a se pensar, distribuir sorrisos sinceros e afeto, pode dirimir o problema.
Eu particularmente acho que aprendi um pouco a lidar com isto, não me sinto só, não sofro de solidão como alguns amigos e amigas que conheço. Vivo muito feliz, e caramba... acho que ninguém nunca me viu namorando muito.
Bem é isto!

Itamar Matos (Ita)

Um comentário:

Unknown disse...

Amigo, concordo plenamente,tem um texto no site do Psiquiatra Flavio gikovate que ratifica isso aí. É muito verdadeiro e nos dá muita maturidade.